segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escolas vão produzir para a Rádio Web da prefeitura


Programa deverá ser semanal e transmitido no horário dos recreios
16/05/2011 18:03:01
Foto: Guilherme Santos/PMPA
 
Programa deverá ser semanal e transmitido no horário dos recreios

O ato de educar, para a prefeitura de Porto Alegre, não se esgota no ambiente escolar. É verdade que a maioria das atividades está mesmo ligada diretamente às escolas. No entanto, algumas ações realizadas no ambiente das escolas superam os limites físicos. Exemplo disso é o projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Quinze escolas do Ensino Fundamental já participam dessa ação, coordenada pelo professor Jesualdo Freitas de Freitas, assessor pedagógico da Inclusão Digital da Smed. Alunos dessas escolas realizam entrevistas, fazem cobertura jornalística de eventos e colocam esses arquivos eletrônicos à disposição dos internautas no endereço: alemrede.blogspot.com. Existem mais de 350 arquivos de áudio no blogspot, sendo cerca de 250 com entrevistas e reportagens.

No ano passado, o projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares foi objeto do trabalho de conclusão do curso de graduação em jornalismo do IPA da aluna Luciane Lourega. Atualmente, Franciele Zarpelon Corrêa, mestranda da Unisinos, estuda o projeto dentro da temática comunicação e educação.

No recreio - Agora, o professor Jesualdo estuda uma maneira de elaborar programas semanais na programação da Rádio Web da Prefeitura de Porto Alegre, divulgando o trabalho dos alunos e interessando cada vez mais escolas no projeto, que funciona por adesão simples dos diretores. Em princípio, o programa deverá ser semanal e transmitido no horário dos recreios das escolas municipais.

Para isso, Jesualdo visitou as instalações da Rádio Web na tarde desta segunda-feira, 16, estabelecendo algumas normas para colocar no ar a produção dos alunos que fazem parte do projeto. Nos próximos dias, Jesualdo vai formatar o programa e apresentá-lo ao Gabinete de Comunicação Social (GCS) para aprovação.

O projeto original começou em 2004 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, no bairro Mario Quintana. Segundo Jesualdo, que é professor de História e radialista, todo o trabalho é feito de acordo com os princípios da Educomunicação, que preconiza a integração às práticas educativas do estudo dos sistemas de educação e a criação e o fortalecimento dos ecossistemas comunicativos em espaços educativos, revendo as relações de comunicação entre direção, alunos e professores.

Acesse, por meio do site www.nossaportoalegre.com.br e das redes sociais (Facebook, Twitter e Orkut) outras infromações sobre como cada um com sua história constrói um pouco da cidade.